Elaboração de FDS

Quando um corpo oscila e produz forças desequilibradas de componentes de movimento rotativo ou alternativo, dizemos que ele vibra. Logo, a avaliação de vibração é feita quando se pretende medir o nível dessa ação.

Através dessa verificação, é possível identificar, dentro das normas adotadas no âmbito da Higiene Ocupacional, se o trabalhador está exposto a índices seguros de vibração de corpo inteiro e de mãos e braços.

Confira alguns exemplos de ambos os casos:

  • Vibração de mãos e braços (VMB): ocorre durante o uso de ferramentas como martelete pneumático, perfuratriz, esmerilhadeira, lixadeira, parafusadeira, grampeadeira, desmoldadora, motosserra e etc;
  • Vibração de corpo inteiro (VCI): acontece quando são usados equipamentos com força motriz própria, como empilhadeiras, veículos fora de estrada, máquinas pesadas, tratores e implementos agrícolas, por exemplo.

Os procedimentos relativos à avaliação quantitativa para VMB e VCI seguem as exigências estabelecidas pelas Normas de Higiene Ocupacional (NHO-09 e NHO-10 de Segurança e Medicina do Trabalho).

Realizamos avaliação com as técnicas vigentes na legislação nacional e OSHA/ACGIH com equipamentos Calibrados RBC/INMETRO.