Ruído Contínuo e de Impacto
Conhecer os 3 tipos diferentes de ruído é de muita importância, uma vez que a configuração do equipamento que mede o Nível de Pressão Sonora (Decibelímetro) é diferente quando iremos levantar os valores de exposição para ruído contínuo e intermitente ou ruído de impacto.
Segundo a NR 15 – ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES, da Portaria 3.214/78 e a norma NHO 01 da FUNDACENTRO – Norma de Avaliação Ocupacional de Ruído; o ruído contínuo ou intermitente é entendido como aquele que não é ruído de impacto . O ruído de impacto , segundo o anexo 2 da NR 15, e a NHO 01, é aquele que apresenta picos de energia acústica de duração inferior a 1 segundo, a intervalos superiores a 1 segundo . Como exemplo de ruído de impacto, poderíamos citar uma prensa hidráulica que efetue 40 golpes por minuto , ou seja, teríamos um golpe a cada 1,5 segundo.
Haveria ruído contínuo e intermitente , pegando o gancho do exemplo acima, caso a prensa efetuasse 70 golpes por minuto. Neste caso, a
cada 0,85 segundos haveria um golpe que geraria ruído, em tempo inferior à 1 segundo necessário para classificar o ruído como sendo de impacto.
Embora as normas mencionadas não diferenciem o ruído contínuo e o intermitente, existem bibliografias que identificam as diferenças técnicas entre cada um:
Ruído contínuo: o NPS (Nível de Pressão Sonora) varia até 3 dB durante um período de observação maior que 15 minutos.
Ruído intermitente: o NPS (Nível de Pressão Sonora) possui variação maior ou igual a 3 dB em períodos de observação menores que 15 minutos e superiores a 0,2 segundos. (ASTETE, 1978)
De acordo com os anexos 1 e 2 da NR 15, para que possamos medir os níveis de ruído contínuo ou intermitente e de impacto, o instrumento de medição deve estar operando nas seguintes condições:
Ruído contínuo ou intermitente: circuito de compensação “A” e circuito de resposta lenta (SLOW) .
Ruídos de impacto: circuito linear e circuito de resposta para impacto, ou em caso de o equipamento não dispor de medidor de NPS com circuito de resposta pra impacto, circuito de resposta rápida (FAST) e circuito de compensação “C”.
Realizamos avaliação de todos os ruídos e técnicas vigentes na legislação nacional e OSHA/ACGIH com equipamentos Calibrados RBC/INMETRO com filtros de 1/1 e 1/3 oitavas.